O MEO Rip Curl Pro Portugal WSL, realiza-se de 06 a 16 Março de 2024 na praia de Supertubos em Peniche e promete ser um dos eventos mais emocionantes no calendário internacional de surf da WSL em 2024.
É a 3ª etapa da época e irá atrair a Peniche os melhores surfistas do mundo para as ondas tubulares e desafiantes da praia de Supertubos, conhecida pela sua consistência e qualidade, tornando-se um palco ideal para competições de alto nível.
Peniche, com a sua cultura surfista e praias icónicas como Supertubos, conhecida pelas suas poderosas e rápidas ondas tubulares, oferece condições perfeitas para destacar o talento e as habilidades dos melhores surfistas do mundo.
Este evento é mais uma etapa chave no circuito mundial da World Surf League WSL, onde cada onda conta na busca pelo título mundial, aumentando a expectativa e a emoção entre os competidores e fãs.
Após conclusão da etapa de Pipeline no Hawai, está a liderar o campeonato WSL o Havaiano John John Florence nos homens e a Australiana Molly Picklum nas mulheres.
Os Portugueses no MEO Rip Curl Pro Portugal em 2024
Frederico Morais
Esta é a terceira vez que o surfista de Cascais de 31 anos se qualifica para o Championship Tour, circuito que reúne as maiores estrelas do surf mundial. Frederico Morais entrou no Tour pela primeira vez em 2017 e conta já com várias presenças nesta prova. No ano passado Kikas terminou o evento na fase de eliminatórias. Para este ano desejamos a melhor sorte para o representante das cores nacionais.
Wildcards para participar no evento
Este ano os portugueses Joaquim Chaves e Francisca Veselko receberam os wildcards para participar no evento.
O que aconteceu no MEO Rip Curl WSL Peniche em 2023
Em Março de 2023 a praia de Supertubos em Peniche, foi também o palco para os melhores surfistas do mundo mostrarem o seu valor.
Caitlin Simmers, no seu ano de estreia na Liga Mundial de Surf (WSL, World Surf League) - e apenas na sua 3ª etapa o circuito, conquistou o MEO Rip curl Peniche Pro, aos 17 anos de idade.
A multidão na areia assistiu a uma série de baterias intensas, que culminaram numa final incrível entre Caitlin Simmers e Courtney Conlogue onde Simmers saiu com o triunfo com 13.50 pontos, face aos 12.83 da adversária.
Na final masculina, o australiano Jack Robinson deu espetáculo, mas o seu 15.14 não foi suficiente para derrotar o brasileiro João Chianca (17.57), irmão do craque das ondas gigantes Lucas Chumbo. João Chianca sagrou-se o vencedor da prova de Supertubos em 2023.
"Se alguém me dissesse há quatro anos que eu estaria no CT e venceria, eu não ia acreditar. Obrigado, Portugal", acrescentou Chianca durante a cerimônia de premiação.
A MEO Rip Curl WSL em Peniche
A cidade de Peniche prepara-se para receber entusiastas de todo o mundo no campeonato de surf WSL, prometendo uma celebração do desporto, da cultura e da comunidade surfista em Portugal.
Este campeonato de surf não é apenas uma oportunidade para os atletas da WSL mostrarem o seu domínio nas ondas, mas também um momento para os amantes do surf e visitantes mergulharem na vibrante atmosfera surfista de Peniche, desfrutando da hospitalidade local, da gastronomia e das belas paisagens costeiras que Peniche oferece.